O Centro Médico Vera Cruz oferece a você um tratamento moderno, sem cirurgia, medicação ou internamento, para combater a obesidade, melhorar sua saúde e sua qualidade de vida.

O BALÃO INTRAGÁSTRICO, aprovado pela ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, visa interferir na evolução do sobrepeso e evitar a a obesidade. “O balão é colocado em um procedimento endoscópico simples e retarda o esvaziamento do estômago”, explica o cirurgião do aparelho digestivo José Afonso Sallet.

Como funciona o balão intragástrico?

O balão reduz a capacidade do estômago e a pessoa se sente saciada comendo menos. O balão também distende o estômago, provocando a liberação de um hormônio que faz com que o estômago contraia menos e a digestão aconteça mais devagar. Quando a comida demora para ser digerida, a saciedade é prolongada.

Ação neurológica:

o balão encosta na parede do estômago e estimula neurotransmissores que mandam sinais para o sistema nervoso central de que aquela pessoa está saciada. Este é um mecanismo de defesa do corpo. Se ele não existisse, nós seríamos capazes de comer até romper o estômago.

E para quem é indicado o balão intragástrico?

Quem tem IMC entre 27 e 32,7 e não teve sucesso com outros métodos de emagrecimento, quem precisa perder peso antes de realizar uma cirurgia e quem tem problemas associados ao excesso de peso, como diabetes tipo II, colesterol elevado e problemas ortopédicos.

 

Como ele é instalado e favorece a perda de peso?

A colocação é feita através de uma endoscopia, onde o paciente é anestesiado e um tubo é introduzido pela boca até o estômago. O balão de silicone, ainda murcho, é inserido e, então, insuflado lá dentro. O paciente volta para casa horas depois.

Uma vez cheio, ele permanece dentro do estômago de seis meses a um ano, dependendo do balão. Ali, adere aos alimentos sólidos, o que retarda o esvaziamento gástrico e, assim, prolonga a saciedade. Quando seu prazo de validade expira, é retirado via endoscopia.

A perda de peso mais importante acontece nos primeiros meses da colocação do balão, mas os resultados podem ser observados já nas primeiras semanas.

Durante o período em que o paciente permanece com o balão, passa por acompanhamento periódico com o médico gastroenterologista. É fundamental também que o paciente receba orientação nutricional para uma reeducação alimentar e pratique uma atividade física para potencializar a perda de peso e auxiliar na melhoria da qualidade de vida.

Ainda tem dúvidas sobre esse ser o método de emagrecimento mais adequado para sua situação?

Agende uma consulta através de nosso chat ou pelos canais disponibilizados em nossa página.

O Centro Médico Vera Cruz quer cuidar da sua saúde. Cuide-se também! Cuide-se bem!

Fonte: Abril; G1

©  2018 Centro Médico Vera Cruz. Criado com Wix.com. Edição: Luciana Marques.

R. Osório Ribas de Paula, 16 - Apucarana, PR 86800-140

Fixo: 043-3420-8800

 TIM 043-99912-2229

Whats 043-99686-0025

  • White Facebook Icon
  • White Google+ Icon